quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ser ou não ser professor?

Entrevistei a professora regente das turmas onde estou realizando meu estágio obrigatório.

No começo do estágio eu tinha uma percepção bem diferente de como é ser professor pois nunca tinha atuado em uma sala da aula. Agora, quase no final do estágio percebi como realmente é a rotina dos professores que trabalham na rede pública. O resultado da entrevista não foi muito surpreendedor pois já tinha entendido como funcionavam as coisas. Sobre a carreira que pretendo seguir, fico um pouco triste pelo estado da educação atualmente e das condições de trabalho de um professor.

Há alguns dias atrás um cliente do lugar onde eu trabalho me viu corrigindo as provas dos meus alunos e me perguntou por que eu não escolhi uma profissão melhor, como ser dona de um supermercado (já que ele era) ou engenheira ou advogada. Aí eu respondi que não escolhi essas outras profissões pois eu gostava de ser professora e que se ninguém escolhesse ser professor poderia ser que um dia os netos dele não saberiam ao menos somar, para talvez serem donos de um supermercado como ele. E ele continuou com a idéia de que professor não é nada. Aí eu paro para pensar: “As pessoas querem uma educação melhor mas acham que só pode ser professor quem não puder ser mais nada da vida, quem não tiver vocação para nenhuma outra coisa. Aí como vão querer uma educação melhor se acham que só essas pessoas despreparadas poderão ser professores?”

Mesmo com baixos salários, ameaças de alunos, etc, ainda quero seguir essa carreira e espero conseguir passar por todos esses obstáculos. Afinal, professor é o mestre de todas as profissões.



ENTREVISTA:

Profissional entrevistado: Anônimo.

Tempo de formado: Aproximadamente 8 anos

Atividades/funções que já exerceu: Digitadora

Atividades/funções que exerce atualmente: Professora



1) Histórico da Profissão:

- Como surgiu a profissão? (quando, o motivo, teve influências)

-Meu pai, aposentado foi professor na escola técnica (mecânica)


-A profissão aconteceu pela facilidade de entender e gostar de ciências exatas.



- Sofreu alguma mudança ao longo do tempo? Quais?

-Fiquei velha, brincadeira, a resposta seria sem mudanças.



- Como foi a inserção no mercado de trabalho?

-Concurso público


-ACT



- Posição atual e reconhecimento da profissão (está alcançado o que desejava)

-Não, gostaria de trabalhar matemática na informática, ou mesmo ensinar informática nas escolas públicas.


-Não há reconhecimento profissional, muito pelo contrário.



2) Onde é desempenhada a atividade profissional

- Onde o profissional desempenha suas atividades? (nome do local, setor, cidade...)

-E.E.B. Padre Anchieta, Rua Rui Barbosa – Agronômica – Fpolis – SC.



- O profissional pode trabalhar por conta própria ou não?

-Sim, tenho muitas aulas particulares e monitorias.



- O que é necessário para trabalhar por conta própria?

-Tempo.



- Como são as empresas as quais o profissional está ligado? São públicas ou privadas?

-Públicos.



- Quais as vantagens e desvantagens de trabalhar numa empresa pública ou privada?

-Estabilidade, Férias, Auxilios de Saúde, Licença Prêmio, Triênio, Abono, Prêmio Educar, Aulas Exedentes e Prêmio Assiduidade (um ano sem faltas).


- O profissional fica preso a uma só empresa ou a várias?

-Várias, com todas as vantagens acima não tem retorno salarial compatível com o orçamento doméstico mensal.


3) Características das atividades desenvolvidas

- O que faz o profissional no exercício de suas atividades? Quais são suas tarefas rotineiras?

-Elaborar provas, trabalhos, pesquisar a disciplina no cotidiano para manter o aluno atualizado, plano de aula, planejamento bimestral, porreção de provas, trabalhos e outros; atender alunos com dependências.


- A profissão lida com pessoas, coisas ou idéias?

-As três: pessoas com diferentes conceitos de vida, coisas que acontecem com o mundo dia-a-dia, ideias para melhorar o conhecimento e facilitar o aprendizado.


- O profissional age livremente ou é supervisionado?

-Livre, seguindo um programa do MEC.



- O trabalho exige criatividade ou é rotineiro?

-Criatividade, nunca uma aula é igual a outra, mesmo que sejam turmas de mesma série.



4) Qualidades pessoais que a profissão requer

- Exige características ou qualidades físicas especiais? (Por ex. boa aparência, bom porte físico...)

-Acho que o mais necessário seria a higiene pessoal, educação, boa conduta.



- Quais qualidades intelectuais a profissão exige? Quais conhecimentos são fundamentais?

-Respondi na questão anterior, soma de conhecimentos das diversas áreas dos fatos que são notícias, e como isso ou aquilo chegou neste ponto.



- Quais características de personalidade são exigidas? (por ex. extrovertido, sério...)

-Ser professor é um dom, conheço excelentes profissionais formados, mas na hora de transmitir não sabem como fazê-lo.


- Requer alguma outra qualidade ou habilidade especial?

-Amar o que faz.


- Que fatores pessoais costumam levar ao fracasso ou desajustamento nessa profissão?

-Financeira, stress e falta de motivação.



5) Estudos preparatórios exigidos

- São necessários estudos de especialização? Por quê? Onde são feitos? Se já fez ou pretende fazer cursos de especialização?

-É necessário graduação, curso de capacitação e/ou gestão, a especialização não é obrigatória, mas ajuda a melhorar o nivelamento, ou seja, aumenta um pouquinho o salário.



6) Condições de trabalho

- Qual o horário de trabalho? Quantas horas diárias são requeridas?

-Em sala de aula trabalho 30 horas por semana, mas costumo trabalhar mais 30 horas para realizar todo o preparo para uma aula boa e dinâmica.



- Qual a intensidade do trabalho? Ela varia ou é constante?

-Varia conforme os meses do ano, torna-se mais intenso próximo do final.


- Qual a duração do período de férias?

-Mais ou menos 2 meses.



- Quais as características do local de trabalho (ambiente físico e relações humanas)?

-O ambiente de trabalho é bom, mas trabalho com uma comunidade carente, no pé do morro que torna-se dificil uma boa comunicação as vezes, mas tenho me saído bem, já a relação com os colegas de trabalho é um pouco mais dificil, há muita inveja e intrigas no grupo, a política e os aliados influenciam muito.

- O exercício da profissão implica algum risco?

-Sim, somos ameaçados as vezes e até agredidos, sem mais nem menos alguns alunos partem para a revolta, riscam as salas, quebram móveis e outros.


- Há pessoas sob a responsabilidade do profissional?

-Sim, temos serventes, segurança e outros.


- Quais são os princípios éticos para o exercício da profissão?

-Moral e cidadania.


- O exercício profissional afeta a vida familiar e social?

-Sim, stress faz com que todos na família se mobilizam para ajudar, desmarcar programas e fatos comuns, alguns profissionais na minha escola tem sérios problemas emocionais.

7) Oportunidades na profissão

- Como é o mercado de trabalho? Existe oportunidade igual para homens e mulheres?

-Sim, mesmo porque tem muito mais mulheres do que homens na minha área, pois o salário não compensa por igual.


- Tem sido fácil para os recém-formados encontrarem trabalho?

-Sempre tem vagas nas escolas porque muitos profissionais estão de licença ou se aposentando, até mesmo desistindo de lecionar, pois é muito estressante e não tem retorno ou motivação.


- Quais as perspectivas futuras do mercado de trabalho?

-Para o professor? As piores possíveis, o estado está abrindo mão das escolas, vai municipalizar, e o município não vai dar conta, e acaba privatizando.


- Quais as áreas do país onde o mercado é melhor?

-Com certeza não é aqui.



8) Salário e possibilidades econômicas

- Qual a renda média desse profissional?

-Mais ou menos de 1500,00 a 1800,00 – 40 h.



- Qual o salário inicial para os recém-formados?

-Não lembro mais, mas não muda muito pois não há plano de carreira.



- Qual a faixa de variação dos salários nessa carreira?

-Depende do número de aulas dadas.


- A carreira oferece possibilidades de promoção?

- Somente com cursos de gestão, capacitação, pós-graduação (especialização, mestrado,doutorado).


- Oferece estabilidade e segurança econômica para o futuro?

- Não, a única estabilidade é que sempre vai receber, agora para resolver o lado econômico não dá, tem que ter outro trabalho ou muitas horas.


9) Prestígio social

- O profissional é reconhecido e goza de prestígio social?

- Não, hoje ganha mais quem trabalha em loja, a vantagem é que se trabalha com estabilidade de emprego, não vejo prestígio, mesmo porque sempre somos cobrados a ter mais conhecimentos.


- Em relação a outras profissões, qual o status do profissional?

- O educador hoje no Brasil não é visto como um profissional de tamanha importância que prepara o jovem para atuar no mercado de trabalho e também viver em sociedade. Os pais geralmente olham os profissionais como babás dos filhos enquanto eles não podem olhar.


- Sente-se satisfeito com a profissão?

- Somente com a profissão, mas gostaria de melhorar a educação pública, deve ser toda reformulada para satisfazer os alunos e também melhor condição de vida para o professor.


- O que espera para seu futuro como profissional?

- Aposentadoria.


10) Planejamento de carreira

- Realizou/realiza um planejamento de carreira? Como faz isso? Porquê? O que considera importante levar em conta ao planejar a carreira profissional?

- Não realizei, quando saí da universidade já estava dando aulas, comecei cedo por acaso do destino.


Se o profissional analisar um plano de carreira com certeza não vai parar na sala de aula.


- Quais suas metas e ambições a curto, médio e longo prazo?

- Implantar uma forma de trabalhar a matemática na informática. Gostaria de ter laboratórios para atuar este processo.



- Já pensou em mudar de carreira? Porquê?

-Sim, gosto de trabalhar com informática, mas agora falta pouco para minha aposentadoria, quem sabe depois eu retorno com este aplicativo.


- Quais as coisas que mais te estimulam ou estimularam na carreira?

-O reconhecimento dos alunos que estão aprendendo e o interesse me estimula. Estimula com certeza o primeiro ítem é o salário, depois o stress físico e mental.


- Como você deseja seu futuro em relação ao trabalho?

-Com mais conhecimento para poder ajudar no desenvolvimento dos alunos, ajudá-los a torna-los cidadões civilizados com perspectiva de adquirirem um bom lugar de no mercado de trabalho.



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