quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A escolha de uma profissão

Quando falamos em identidade e os papéis social, nos deparamos com as várias formas de ver as formas de relacionamentos: ora estamos com um papel ou em outro que formará uma identidade x; o que explica a diferença de cada indivíduo em algumas categorias acaba por igualá-lo em outras. Exclui de um grupo maior para incluir num grupo menor e mais especifico. A construção da identidade dá através das relações do individuo com o mundo. Portanto, não há percepção de identidade se não pensarmos em relações sociais. Identidade é um jogo dialético entre a igualdade e diferença. Nossa identidade vem sendo construída desde a gestação, onde ao nascer desenvolvemos com algumas atribuições com as quais têm que lidar durante toda a vida. Isto se desenvolve através da simbologia do espelho de forma clássica de vermos como os outros nos vêem.


Na gestão de pessoas na era do conhecimento segundo os grandes filósofos é uma grande dificuldade de conhecer a si mesmo o que leva em conta as dicotomias e contra posições que caracterizam a condição humana, que podem ser dividida em: histórica (fruto de uma determinada configuração sócio-política-econômica-cultural) ou existenciais (permanentes e inseparáveis da condição humana). Segundo Fromm, “só reconhecendo a situação humana, as dicotomias inerentes á sua existência e a sua capacidade para ampliar suas forças, será capaz de ter êxito nessa missão: a de ser ele próprio e por si próprio, e de conseguir a felicidade por meio de concretização total das faculdades que lhes são peculiares- a razão, o amor e o trabalho produtivo; Temos algumas pesquisas que elaborou uma escala de classificação do desenvolvimento cognitivo do adulto em 5 estágios: impulsivo, imperial, interpessoal, institucional e inter individual. Mas que na realidade somos classificados em apenas nos 3 primeiros, o interpessoal atinge principalmente as relações trabalhistas.

Quanto a escolha profissional podemos escolher o emprego de várias formas: desde as mais simples como um sorteio, meios esotéricos, ou até mesmo a opinião dos pais, etc. Porém é que a realidade é outra, são os profissionais que carregaram sua profissão ao longo da vida, seja ela qual a escolha que for. Ao concluir geralmente o 2º grau, já temos que optar por essa escolha; que pode ser muitas vezes pode ser feitas por teste vocacionado, enfim ao optar por um trabalho é escolher a forma pela qual queremos participar do mundo em que vivemos e tornar-se uma forma de ser responsável pela escolha de outras pessoas. Muitas vezes as escolhas são de forma meia preciptada sem terem noção do que realmente querem ou esperam de sua profissão.

Enfim, a escolha profissional vem ocorrendo mudanças desde sua forma mais primitiva seja ela na elaboração das suas ferramentas para a execução das suas atividades, com as maneiras traduzidas no cotidiano até então instalados. Com o inicio da Revolução Industrial começou ocorreras as mudanças históricas relacionadas com a época: as manufatoras sendo implantadas e as formas de foram vistas as relações de trabalhos e os seus respectivos significados para os indivíduos.
                                                                                                      Acadêmica: Ivonete Weber
                                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário