quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O mercado de trabalho em Administração

O mercado de trabalho envolve basicamente dois agentes: quem procura o emprego (empregado) e quem oferece o emprego (empregador).há uma serie de variáveis que podem afetar esses agentes e por conseqüência o mercado em que eles atuam (mercado de trabalho). O conjunto de variáveis e a maneira como elas interagem em determinado período da historia determinarão o comportamento dos agentes e a evolução do mercado de trabalho.


Nas ultimas décadas o mercado sofreu alterações significativas no que se refere devido a variáveis econômicas, políticas, legais que agiram também sobre esse mercado. Para os empregados as mudanças consistiram no aumento de “exigências” (que vão desde habilidades, conhecimentos técnico até a postura do empregado diante do mercado) que o mercado pede. Hás duas décadas atrás, tinha-se um cenário onde o diploma de curso superior possibilitava a diferenciação e ascensão no mercado de trabalho, atualmente temos um cenário que se mostra exigente o bastante para que nunca pensemos em parar de estudar e que para conseguir diferenciação é necessário ser um multi-especialista.

No campo da administração de empresas essas mudanças também foram percebidas e sentidas. Atualmente o curso de administração é o segundo curso de graduação que mais forma no Brasil (primeiro lugar é Direito), por ser um curso multi disciplinar e teoricamente atender essa necessidade do mercado. A infinidade de profissionais de administração que ingressam no mercado de trabalho a cada ano aumenta a concorrência e por conseqüência torna o mercado mais exigente ainda para esses profissionais.

A área em questão é muito abrangente, o que permite ao profissional de administração atuar em diversos ramos do setor público, privado e não governamental. As principais áreas de atuação, segundo o Conselho Federal de Administração (CFA), são finanças, marketing, mercadologia, recursos humanos, orçamento, relações industriais, administração de material e de produção e organização e métodos e programas de trabalho.

A diversidade em áreas onde o profissional de administração pode atuar é um dos grandes diferenciais da profissão que atrai os estudantes para a mesma. A dinâmica da profissão é ao mesmo tempo um ponto forte e um ponto fraco. É um ponto forte por proporcionar o conhecimento em todas as áreas de uma organização e ate mesmo da sociedade, fazendo com que o profissional seja capaz de compreender o comportamento e posicionamento de cada elemento organizacional, mas também é um ponto negativo porque a diversidade dá margem a superficialidade, o que pode disponibilizar ao mercado profissionais pouco competentes.

Sobre o perfil do administrador, foi realizada uma pesquisa pelo órgão acima citado que aponta os homens como a maioria na carreira, correspondem a 67% dos profissionais. Cerca de 67,8% possuem emprego com carteira assinada. De acordo com os dados da pesquisa, a renda média mensal nacional de um administrador de empresa fica em torno de 11,5 salários mínimos, aproximadamente R$ 4.025.

Segundo esse mesmo órgão há 230 mil administradores de empresas cadastrados no CFA. Segundo a instituição, também estão no mercado de trabalho os bacharéis em administração, que são os estudantes formados que não se credenciaram no conselho. Não há dados precisos sobre esses profissionais. Na profissão administrador é comum acontecer de profissionais formados em outras áreas ocuparem cargos administrativos (em especial de alta gerencia). Essa migração de profissionais de outras áreas para o gerencial durante a carreira dar-se, entre outros motivos, pela abertura que os profissionais de administração concedem.

O mercado de trabalho para administradores se mostra promissor a longo prazo, uma vez que fatores externos como os sinais de recuperação da economia mundial e o amadurecimento da economia brasileira, além da tendência para que as pequenas e médias empresas se profissionalizem cada vez mais rápido. Haja vista a amplitude de atuação da administração,

                                                                                              Acadêmica: Carolina Schmitt Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário