quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Direito e o Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho relacionado ao direito é amplo,com diversas opções de atuação, na advocacia, magistratura, procuradoria, magistério,e diversas outras opções, podendo o profissional moldar-se à área que achar mais interessante, como ambiental, direitos humanos, política, infância, existindo mais um grande leque de opções nesse sentido. Assim, apesar de, na Universidade, o curso ser exclusivamente teórico, o profissional da área poderá sempre optar pela atuação que mais se enquadrar com o seu perfil..


No que se refere à advocacia, há dois caminhos para a atuação do advogado: a contenciosa, que envolve a prática forense para resolver os litígios, os conflitos, e a preventiva, que se consubstancia em consultorias a fim de promover orientações aos clientes. Normalmente o profissional da área acaba atuando tanto no contencioso como no consultivo, já que a cultura da prevenção ainda não é optada por todos os clientes.

Para se tornar advogado, a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, é essencial, o que já não ocorrerá ao profissional que optar por concursos públicos.

O advogado precisa ter visão, ser firme e criativo para captar seus clientes. Diferente do que ocorre no concurso público, o profissional advogado não precisa apenas ter conhecimento técnico, precisando também, vender seu produto, já que a concorrência também é alta, sendo importante que o advogado integre associações da classe, redija artigos para publicações em revistas especializadas.

Também é essencial que o advogado esteja sempre se atualizando, diante da constante modificação de leis e entendimentos nos tribunais de justiça. Por isso, o formado em Direito precisa se preparar, estudar e investir em si, já que somente o curso ofertado na universidade não é suficiente para um mercado tão concorrente.

                                                                                        Acadêmica: Juliana Castro Ayres


                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário