quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O MERCADO DE TRABALHO E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Saber como anda o mercado de trabalho é essencial aos profissionais que pretendem investir em uma carreira. Saber o que é buscado num profissional, o que o mundo globalizado exige, as regras de trabalho, como está a competitividade é imprescindível para compreender o mercado de trabalho da atualidade.


Como as mudanças ocorrem muito rápido atualmente acaba parecendo impossível acompanhar todas. Por isso é importante estar atento pelo menos as mudanças da profissão escolhida. Porém esta não deve ser a única atenção que o profissional deve ter. É importante que ele se mantenha atualizado em conhecimentos de informática, línguas, acompanhe jornais, revistas, etc.

Além de manter-se atualizado e informado, para o sucesso profissional é salutar a criatividade. O diferencial dos profissionais bons e ótimos pode estar nessa qualidade. Então é importante praticar ela e tentar pôr em prática as idéias criadas, buscando soluções diferentes das existentes.

Sou estudante do curso de sistemas de informação, e desde o início da faculdade iniciei um estágio em uma empresa de desenvolvimento de softwares. Com o passar do tempo fui contratado pela empresa e hoje desempenho o papel de Programador/Analista de Sistemas. O mercado de trabalho para quem faz o curso de sistemas de informação é abrangente. Há possibilidades de trabalhar com desenvolvimento de softwares (programação), redes de computadores, bancos de dados, consultoria em informática, conserto de hardware, entre outros. Além disso, há uma perspectiva de crescimento de mercado muito boa, pois inúmeras áreas importantes de atuação dependem da tecnologia da informação.

Em Florianópolis, existem vagas principalmente para programadores.

Quando iniciei o estágio, o objetivo era desenvolver o conhecimento como programador, utilizando uma determinada linguagem de programação. Como eu estava no 1º semestre não conhecia sobre programação e por isso, tive receio do que encontraria pela frente, já que o que eu sabia era apenas que eu gostava de computadores. Porém com o passar do tempo e aprimoramento do conhecimento percebi que era realmente algo que eu gostava.

Ao meu ver, devido às grandes possibilidades presentes para um profissional de informática, o autoconhecimento é fundamental. É ele que vai subsidiar o fortalecimento da auto-estima e ajudar a corrigir os pontos negativos existentes na pessoa, tornando-a melhor. Contudo, acredito que para a área de informática, além do autoconhecimento, para encontrar a identidade profissional é necessário a prática, pois é muito complicado saber exatamente o que é realizado na profissão. As funções podem passar por diferenças sutis e difíceis de serem percebidas apenas na teoria.

Assim, acredito que um profissional da área de informática deve antes de tudo se conhecer. Identificar as qualidades e defeitos, vontades e desgostos, pois este é o passo inicial para que com a prática a verdadeira identidade profissional seja descoberta.

                                                                                        Acadêmico: Fabrício Ferreira de Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário